O que é HaKadosh Baruch Hu?
HaKadosh Baruch Hu é uma expressão em hebraico que significa “O Santo, Bendito seja Ele”. É uma forma de se referir a D´us, o Criador do universo, na tradição judaico-messiânica. Nessa tradição, acredita-se que D´us é único, eterno e transcendente, e que Ele é o criador de todas as coisas.
A natureza de HaKadosh Baruch Hu
HaKadosh Baruch Hu é descrito como sendo infinitamente poderoso, sábio e bom. Ele é considerado o governante supremo do universo e está acima de todas as coisas. Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que D´us é onisciente, ou seja, Ele conhece todas as coisas, passadas, presentes e futuras.
HaKadosh Baruch Hu e a Criação
De acordo com a tradição judaico-messiânica, HaKadosh Baruch Hu é o criador de todas as coisas. Ele criou o universo a partir do nada, através de Sua palavra. Acredita-se que Ele criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia, instituindo o Shabat como um dia sagrado de descanso.
HaKadosh Baruch Hu e a Revelação
Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que HaKadosh Baruch Hu se revelou ao povo de Israel de várias maneiras ao longo da história. Ele se revelou a Moisés através da sarça ardente e entregou a ele os Dez Mandamentos. Além disso, Ele se revelou aos profetas e sábios de Israel, transmitindo-lhes Sua palavra e orientação.
HaKadosh Baruch Hu e a Providência Divina
HaKadosh Baruch Hu é visto como o provedor de todas as coisas. Ele é considerado o guardião e protetor do povo de Israel, e acredita-se que Ele intervém na história humana para cumprir Seus propósitos. Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que D´us está sempre presente e ativo no mundo, mesmo que Sua presença nem sempre seja visível.
HaKadosh Baruch Hu e a Justiça Divina
HaKadosh Baruch Hu é considerado o juiz supremo e justo. Ele é visto como aquele que recompensa os justos e pune os ímpios. Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que D´us é um Deus de justiça e misericórdia, e que Ele julgará todas as pessoas de acordo com suas ações.
HaKadosh Baruch Hu e a Redenção
Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que HaKadosh Baruch Hu tem um plano de redenção para o povo de Israel e para toda a humanidade. Acredita-se que Ele enviará o Messias, conhecido como Mashiach, para trazer a redenção e estabelecer o Reino de D´us na Terra. Essa crença é compartilhada tanto pelos judeus quanto pelos messiânicos.
HaKadosh Baruch Hu e a Adoração
Na tradição judaico-messiânica, a adoração a HaKadosh Baruch Hu é central. Acredita-se que a adoração a D´us deve ser feita com reverência, humildade e gratidão. A adoração pode incluir orações, estudo da Torá, cumprimento dos mandamentos e participação em rituais religiosos.
HaKadosh Baruch Hu e a Ética
Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que HaKadosh Baruch Hu estabeleceu um conjunto de princípios éticos e morais para orientar a conduta humana. Esses princípios são encontrados na Torá e em outros textos sagrados. Acredita-se que seguir esses princípios é uma forma de se aproximar de D´us e viver uma vida justa e virtuosa.
HaKadosh Baruch Hu e a Vida Após a Morte
Na tradição judaico-messiânica, a crença na vida após a morte varia. Alguns acreditam na existência de uma vida após a morte, onde as almas são recompensadas ou punidas de acordo com suas ações nesta vida. Outros acreditam na ressurreição dos mortos, quando as almas serão reunidas com seus corpos em uma era messiânica.
HaKadosh Baruch Hu e a Unidade de D´us
Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que HaKadosh Baruch Hu é um e único. Ele não pode ser dividido em partes ou compartilhado com outras divindades. Essa crença é conhecida como monoteísmo estrito. Acredita-se que D´us é o único a ser adorado e que não há outros deuses além Dele.
HaKadosh Baruch Hu e a Relação com a Humanidade
Na tradição judaico-messiânica, acredita-se que HaKadosh Baruch Hu tem uma relação especial com o povo de Israel. Ele fez uma aliança com o povo judeu e prometeu abençoá-los e protegê-los. No entanto, acredita-se também que D´us se preocupa com toda a humanidade e deseja que todas as pessoas O conheçam e O adorem.
HaKadosh Baruch Hu e a Esperança Messiânica
Na tradição judaico-messiânica, a esperança messiânica é central. Acredita-se que HaKadosh Baruch Hu enviará o Messias para trazer a redenção e estabelecer o Reino de D´us na Terra. Essa crença traz esperança e consolo para o povo judeu e para todos aqueles que aguardam a vinda do Messias.